Como ensinar as crianças a lidarem com o dinheiro

Dica 1: Ensine a lidar com dinheiro antes de dar mesada É importante incentivar as crianças a mexerem com dinheiro. Por exemplo, ao ir à padaria comprar pão e leite, procure levá-las junto. Mostre quanto custa cada um destes produtos e deixe que elas mesmas paguem a compra.

Dica 2: Quanto mais cedo aprende, mais cedo vira um hábito É importante que as crianças saibam sobre os gastos da casa e participem da administração das finanças do lar. Peça ajuda delas nas economias para a viagem de férias, por exemplo. Dessa forma, as crianças desenvolvem o senso de responsabilidade e aprendem a fazer uso consciente do dinheiro na vida adulta.

Dica 3: Ensine seu filho a economizar O velho e bom porquinho ainda faz muito bem esse papel. Dê um cofrinho para que ele possa economizar para ir ao cinema com os amigos, para comprar um sorvete, um livro, brinquedos ou um tênis muito desejado. Além disso, mostre como é bom ter uma reserva de dinheiro para fazer algo que não estava nos planos ou até mesmo conseguir resolver um imprevisto.

Dica 4: Dê o exemplo Eduque-se a você mesmo quanto aos seus gastos, pois o melhor ensino vem do exemplo dos pais. As crianças aprendem muitas coisas observando suas atitudes. Não adianta falar para o seu filho sobre a importância de usar o dinheiro com consciência e ser displicente com o seu próprio orçamento.

Fonte: Icatu Seguros

Compartilhe

Mais conteúdos