A importância da educação financeira

É uma realidade de muitos brasileiros, trabalhar o mês inteiro e chegar o dia do pagamento não ter o suficiente para arcar com todas as despesas do mês. Os motivos pelo qual isso acontece são muitos, sendo o principal a falta de planejamento.

No início, confesso, não é tarefa muito fácil, mas depois que pegamos o ritmo do controle, é muito bom ver sobrar aquele dinheiro tão suado no decorrer do mês, isso eleva nosso bem-estar, nossa qualidade de vida, pois teremos mais prazer em trabalhar e ganhar mais dinheiro e ver o mesmo render, diante de tudo veremos o quanto é importante essa educação financeira.

Planejar é tomar uma decisão antecipadamente, nós como administradores do nosso dinheiro, devemos medir o nosso limite financeiro, bem como nos questionarmos das nossas reais necessidades, evitando assim o desperdício, e para que isso aconteça o planejamento é a única solução.

Vivemos em um mundo consumista, saímos comprando sem um rumo certo, antes mesmo de nos questionarmos se o que estamos comprando é realmente necessário.

Compramos por impulso, e esses impulsos muitas vezes acabam em arrependimentos. Não estou dizendo que não devemos comprar nada, mas devemos comprar com consciência, isso é muito importante para o desenvolvimento da economia do país.

Diante de todas as colocações sobre planejamento financeiro, ficamos com a sensação de que esse planejamento não funcionará na nossa vida, pois nunca teremos o real controle da situação, pois planejamento financeiro nunca é tarde para se fazer, porque o tempo está passando e você não sai do vermelho, é hora de se organizar, não desanime, estabeleça metas, faça uma reestruturação das suas contas, mas fique atento, não estabeleça metas fáceis, pois isso só lhe dará a falsa ilusão que está atingindo seus objetivos.

Com esse controle financeiro, teremos mais facilidade em lidar com os momentos de dificuldades, além do que estaremos possibilitando o nosso planejamento para o futuro, bem como de nossos filhos, nos gerando um equilíbrio financeiro.

Fonte: Portal da Educação

Compartilhe

Mais conteúdos